10 motivos para sua academia investir mais em natação

Atualmente, muitas pessoas têm buscado melhorar o seu estilo de vida. Seja em busca de um corpo saudável ou simplesmente pelo corpo dos sonhos. O fato é que o número de pessoas que buscam por uma academia crescem a cada ano. E cai entre nós, a tendência é aumentar cada vez mais! Da mesma forma, o número de pessoas que procuram pela natação das academias também cresce.

Assim, oferecer opções que agradem e cativem todo o tipo de público é fundamental para conquistar, cativar novos clientes e obter o sucesso empresarial tanto esperado. No post de hoje, trouxemos 10 motivos imperdíveis do porquê investir na natação para academias pode ser um ótimo negócio. Confira!

1.    Perder peso

Um dos motivos que levam grande parte das pessoas a procurar pela natação na academia, é o fato de poder relaxar ao mesmo tempo que potencializam o treino e o emagrecimento.

Além disso, por ser considerada uma atividade aeróbica, a natação atua no organismo de diversas formas, como por exemplo: acelera o metabolismo, a queima de gordura, tonifica os músculos e melhora o condicionamento físico. Logo, acaba se tornando uma atividade atrativa para quem quer potencializar o treino de uma forma leve e divertida.

2.    Conhecimento

Outro motivo que sem dúvidas levam muitas pessoas a aderirem a natação na academia é simplesmente a busca pelo conhecimento de saber nadar. Embora, a procura seja maior para o público infantil, engana-se quem pensa que se restringe exclusivamente a ele. Por se tratar de um esporte completo, são pessoas de todas as idades que buscam cada dia mais o conhecimento e buscam usufruir de todos os seus benefícios.

Além do mais, não importa o principal motivo que os levaram a procurar pela natação na academia, sem dúvidas saber nadar pode ser crucial para sobreviver. Assim, não nos restam dúvidas de que investir na natação pode ser um bom negócio para a sua academia.

Quer perder de vez o medo de entrar na água com a natação? Então confira clicando aqui o nosso post no Blog falando tudo sobre como perder o medo de nadar.

3.    É uma atividade divertida e atraente

Podemos dizer que a procura pela natação para academias vai muito mais além do que a busca pelo emagrecimento ou conhecimento. Não podemos negar que nadar é uma atividade muito divertida, atraente e refrescante.

Pensando nisso, muitas pessoas buscam pela natação na academia como forma de relaxar, continuar o treino e se manter em forma. Além do mais, existem diversos estudos e pesquisas que comprovam e destacam os inúmeros benefícios que a natação proporciona para o corpo e mente.

Logo, não nos restam dúvidas que disponibilizar a natação para academias é um ótimo diferencial para se investir e assim atrair novos clientes.

4.    Hidroginástica

Além de oferecer a natação para academias, você pode inclusive aproveitar e oferecer aulas de hidroginástica para gestantes.

Atualmente, a hidroginástica vem sendo bastante indicada por médicos e ginecologistas. Isso porque, além de ser uma atividade física, a hidroginástica melhora o condicionamento fisiológico da nova mamãe, fortalece os músculos do abdômen e períneo, diminui o inchaço, alivia as dores lombares, melhora o cardiorrespiratório e muito mais.

Ah, e ainda atua no equilíbrio do ganho de peso no decorrer da gestação sem que isso interfira no desenvolvimento do bebê. O que por sua vez, acaba atraindo muitas interessadas. E não podemos deixar de mencionar que as futuras mamães podem vir procurar pela natação das academias como forma de potencializar a perda do peso ganho no decorrer da gestação e retomar a boa forma de antes.

5.    Melhora a saúde no geral

No geral, a natação possui inúmeros benefícios e é uma ótima maneira de manter corpo e mente sempre saudável. Confira a seguir alguns dos benefícios que a natação promove e que provavelmente você jamais pensou!

  • Deixa o coração forte e saudável;
  • Melhora o sistema respiratório;
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Alivia o estresse;
  • Melhora a autoestima;
  • Melhora o colesterol;
  • Controla o peso;
  • Alonga todo o corpo e melhora as articulações.

Já os benefícios da natação para crianças são muitos e incluem desde o fortalecimento da musculatura e desenvolvimento neuromotor até o alivio de diversas doenças respiratórias crônicas, como a bronquite por exemplo.

Ah, e não tem como negar que é uma atividade super prazerosa e divertida. Logo, a natação das academias não somente é um diferencial, como também uma atividade muito benéfica e bastante atraente para qualquer idade.

6.    Desenvolvimento muscular

Na natação, existem diversos estilos de nado, como o crawl, borboleta, costas e peito. Em suma, cada estilo requer um esforço de determinado grupo da musculação. Por exemplo, o nado de peito trabalha principalmente os músculos das costas e panturrilha. Já o nado borboleta, fortalece os ombros e os braços. Consequentemente, ocorre o aumento de massa muscular das regiões estimuladas.

Além disso, ganha-se mais resistência, flexibilidade e força. O que também faz com que a natação das academia seja cobiçada pelos praticantes que desejam melhorar o desenvolvimento e resistência muscular.

7.    Alternativa para caminhada e corrida

Infelizmente, manter uma rotina de exercícios saudáveis pode não ser realidade para muitas pessoas. Caminhar ou correr pode estar fora de cogitação para muitas delas – mesmo que elas precisem ou queiram muito – pode ser que existam obstáculos que as impeçam de se exercitar. Este é o caso de pessoas que possuem alguma dificuldade em sua mobilidade, como por exemplo problemas nos joelhos, tornozelos ou pés.

Felizmente, nadar pode ser a melhor alternativa, pois ao contrário da corrida e caminhada, é uma atividade que evita impacto. Assim, a natação das academias pode ser adotada e usufruída sem medo.

8.    Anti-estresse e melhora na auto estima

Para nadar, é preciso estar concentrado para conciliar os movimentos corporais com a respiração adequada. Desta forma, exige que nossa mente esteja livre e que foque apenas na atividade executada. Logo, acaba-se deixando de lado os problemas do dia-a-dia e toda a carga pesada que o estresse fornece.

Além do mais, praticar exercícios, como a natação das academias, faz com que o organismo libere os conhecidos hormônios do bem estar, como a serotonina, por exemplo. Estes hormônios nos dão sensações de tranquilidade, bem-estar, relaxamento e felicidade. O que por sua vez, atua na melhora da nossa autoestima. E sendo sinceros, existe coisa melhor do que se sentir bem consigo mesmo?

9.    Melhora as articulações

Outro motivo que a natação das academias pode ser muito atraente para novos adeptos, é a melhora das articulações. Isso acontece, pois a natação por ser praticada em meio aquático é livre de impactos, logo, permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos.

Desta forma, mantém as articulações soltas e flexíveis, aliviam as dores provocadas por doenças como a fibromialgia e a artrose. Bem como, mantem tendões e ligamentos bem lubrificados e resistentes, promovendo assim, uma melhora nas articulações. O que faz com que a natação se torne uma ótima aliada.

10. Combate a osteoporose

De acordo com estudos publicados no livro do autor Sandor Balsamo de título: “Treinamento da Força: para osteoporose, fibromialgia, diabetes tipo 2, artrite reumatoide e envelhecimento”, os exercícios como a natação e a hidroginásticas possuem movimentos como empurrar e puxar que pressionam os tendões e ligamentos. Desta forma, estimulam a Densidade Mineral Óssea e reduzem a perda de massa óssea por meio da contração muscular. Ou seja, a natação pode ser uma ótima maneira de combater a osteoporose.

Vale ressaltar que, não existem muitos estudos baseados exclusivamente no estimulo da Densidade Mineral Óssea por meio de atividades aquáticas. As observações citadas anteriormente, foram feitas com base em comparações de praticantes de hidroginásticas, nadadores e sedentários. Sendo ainda que, em alguns casos a DMO não teve alteração significativa entre ambos os grupos.

Todavia, não podemos negar que embora faltem estudos concretos, a natação na academia continua sendo uma ótima opção para quem deseja se exercitar sem forçar com impactos os membros inferiores.

Concluindo

É inegável que a natação possui inúmeros benefícios atraentes. Ao longo do artigo, observamos a quantidade de vantagens e como ela pode ser benéfica independentemente da idade ou fase da vida.

Desta forma, a natação na academia é um ótimo diferencial que poderá cativar e fidelizar os seus clientes e inclusive alavancar o seu empreendimento. Além do mais, a diversidade de serviços e produtos ofertados também fazem com que o seu negócio se torne ainda mais competitivo.

Ah e não basta somente oferecer o serviço, é preciso investir também em uma boa metodologia de ensino. Em suma, a metodologia possui papel importante no desenvolvimento e aprendizado do aluno e sem dúvidas faz toda a diferença. Saiba mais sobre a Metodologia Gustavo Borges e promova a natação na academia com muito mais sucesso.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *