ESTER MENDES Uma boa velocidade de nado é obtida quando o nadador é capaz de empregar a máxima força em um mínimo de tempo para vencer as forças resistivas da água. No nado crawl, o papel da braçada e da pernada na produção de velocidade é um assunto que há muito tempo divide as opiniões de técnicos e pesquisadores. Não há dúvida de que ambos são importantes, mas em que

ESTER MENDES Uma das causas mais comuns de afogamento são as quedas acidentais na piscina. Entre os motivos para as quedas, estão: a falta de barreiras de proteção (cercas, portas e portões), escorregões, empurrões e também a tentativa de recuperar algum brinquedo que caiu na água. Em muitos dos casos, os pais não sabem ao certo qual seria a ação do filho em uma situação como essa. A criança esperaria

ESTER MENDES O treinamento desportivo baseia-se em alguns princípios fisiológicos importantes: adaptação, relacionado aos ganhos obtidos; sobrecarga, relacionado à necessidade de se aumentar progressivamente e periodicamente a intensidade do treinamento; especificidade, que explica o fato de que os ganhos obtidos através do treinamento de uma determinada capacidade física não são transferidos para outra; individualidade, que vale tanto para as diferenças individuais quanto às diferenças entre modalidades nas respostas ao treinamento;

ESTER MENDES Um dos grandes problemas da natação brasileira contemporânea é o abandono precoce de atletas. Jovens com idade entre 14 e 16 anos, que teoricamente estariam em tempo de despontarem na modalidade, acabam desistindo das competições, dos treinamentos e às vezes, até mesmo desenvolvendo verdadeira aversão à modalidade. Existem muitos relatos de ex-atletas que nunca mais voltam a entrar em uma piscina. Burnout significa queimar até o final; isto

Você sabia que o treinamento cardiovascular é um dos inúmeros benefícios da natação? Natação – alguns benefícios Pouca gente sabe que a natação é um excelente exercício cardiovascular. Assim como a corrida, o ciclismo indoor ou as aulas coreografadas, a natação promove o ganho de condicionamento cardiovascular e um considerável gasto energético. Como em qualquer modalidade esportiva, a técnica é necessária para que o praticante consiga melhorar seu rendimento nas aulas, mesmo