Pensando em nadar ou participar de uma Equipe de Natação Master? Aqui estão 5 razões pelas quais você deve se juntar à uma equipe de natação mais próxima de você.

Quando você faz parte de uma equipe de natação local, você está se unindo a um grupo de pessoas que querem nadar mais rápido, entrar em forma e aproveitar cada minuto. Ao contrário da natação competitiva de alto rendimento, a natação master oferece um conjunto de benefícios que você realmente pode apreciar apenas como adulto.

Se você é um ex-nadador procurando ficar em forma, ou você é um novato no esporte, aqui estão algumas razões pelas quais você deve se juntar à sua equipe local de natação:

1. As vantagens sociais.

Treinar e nadar sozinho pode ser relaxante e você até consegue desestressar do que está acontecendo em sua vida. Natação Masters não é apenas um lugar para entrar em forma, mas também é um ambiente social e de confraternização. Com a ampla gama de possibilidades que você vê na maioria dos clubes e escolas de natação, você terá a chance de aprender com outros nadadores, seja um ex-atleta olímpico ou um novato, lições como persistência e determinação. A maioria das equipes master tem eventos sociais fora da piscina, que são apenas algumas das razões pelas quais as Equipes de Natação Master são um local forte na comunidade.

2. Seja tão competitivo quanto você quer ser.

A competição é boa – nos direciona e nos mantém focados no nosso esforço, por outro lado, se você gosta de viajar e conhecer novos locais, cidades e culturas, as Equipe de Natação Masters são um bom ambiente para isso também. Quão competitiva e qual a seriedade com que você deseja se relacionar com a natação é a sua decisão, essa é uma das diferenças e peculiaridades da Natação Master.

Na maioria das Equipes de Natação Master, você treina para um objetivo, podendo ser uma competição ou habilidade a ser alcançada. Ter um objetivo em mente ajuda a mantê-lo motivado para voltar a piscina todos os dias faça chuva ou faça sol.

3. Um programa de treinamento.

Treinar e nadar por conta própria não é fácil. Especialmente se você passou a maior parte da sua vida fazendo exercícios em programas e atividades estruturadamente,  seja na escola ou nas várias equipes e clubes esportivos.
Para muitos nadadores “aposentados” ou novatos, o aumento de peso é quase que uma consequência inevitável quando envelhecemos. Embora a facilidade e liberdade seja grande e o ímpeto de estar na piscina todos os dias ainda maior, é fácil iniciar e “mergulhar” em uma rotina de treinamento de natação.
Ter um cronograma definido para as suas práticas significa que você não precisa depender para ir à academia para se exercitar quando tiver “vontade”.

4. Treinador, Professor ou Técnico de Natação.

Vamos enfrentá-lo, nem sempre somos os melhores em detectar nossas próprias falhas e deficiências na água. Ter um treinador no deck da piscina pode nos ajudar e criticar a nossa técnica. Assim nos dando um feedback do que precisamos melhorar além de potencializar o aprendizado.
O “técnico” também pode ser um dos companheiros de equipe – ter outros nadadores na água verificando sua técnica e gerando uma consciência necessária para fazer as mudanças positivas em sua técnica e hábitos de treinamento.

Da mesma forma, ter um treinador criando e planejando as práticas ou treinos de natação significa que você pode apenas seguir o treino, em vez de ter que depender de sua força de vontade e motivação naquele dia para se esforçar.

5. Você ficará em forma.

Além do aspecto social da natação, o grande benefício de entrar na piscina por algumas horas por semana é que você ficará em melhor forma. Você sabe, toda essas coisas de “saúde”!

Treinar por conta própria é difícil, pois fazemos o melhor todos os dias, com compromissos acumulando-se na família, trabalho e tudo mais acontecendo em nossas vidas. A natação proporciona um duplo efeito de ser excelente treinamento aeróbico e de resistência, proporcionando a você um treino de corpo inteiro, sem ter que registrar uma tonelada de horas na academia.

Além disso, para você ex-nadadores, a natação é algo que você já sabe que você gosta e é bom, e se há uma maneira garantida de manter um regime de treino é fazendo algo que você gosta.

Dê o salto:

Eu, Eduardo Finkelstein, e um monte de nadadores que conheço dão risada quando pergunto se eles ainda gostam de nadar. Eles pensam sobre isso e na maioria das vezes dirão, a disciplina e o comprometimento exaustivo foram alguns dos fatores que determinaram a saída da natação. Eu pensei da mesma forma por um longo tempo (eu estava fora da piscina por mais de dez anos), antes de voltar lentamente para o esporte em meus próprios termos e me apaixonar novamente.
Talvez agora seja hora de ver se você desaprendeu a nadar borboleta ou da “boa” sensação de “sangue na boca e náuseas” de fazer alguns “tiros”. Voltando ao esporte depois de uma pausa, você descobrirá que o esporte sempre esteve lá dentro de você, que você nunca o deixa completamente, e apreciá-lo em um ambiente menos pressionado pode ser o fator para reavivar esse amor pela água.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *