A natação na escola pode ser extremamente benéfica para alunos do ensino médio que, com a chegada da adolescência e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, sofrem com as mudanças repentinas de humor, ansiedade e até depressão.

A adolescência é um período de conflitos em diversos aspectos: o corpo e as relações interpessoais passam por mudanças, a cobrança nos estudos aumenta, chega a hora de tomar decisões importantes como a escolha da profissão, etc.

Além disso, os hábitos de vida saudáveis estão cada vez menos populares entre os adolescentes.

Em 2016, o Ministério da Saúde (pesquisa Vigitel) apontou que 52,2% dos jovens entre 18 e 24 anos estão sedentários. Esse dado alarmante chama atenção para jovens mais expostos ao risco de desenvolver doenças relacionadas à falta de atividade física: diabetes, colesterol alto, obesidade, entre outras.

Dentre as atividades de lazer preferidas estão presentes: o celular, a televisão e o computador. Um levantamento do IBGE (maio 2017) revelou que o principal motivo dos jovens para não praticar esportes foi a falta de interesse.

A natação, por ser uma atividade aeróbica, promove a liberação de endorfina, hormônio relacionado ao aumento do bem-estar, disposição, concentração e aumento da resistência imunológica.

Um exercício bem executado é capaz de potencializar significativamente a quantidade de endorfina liberada. Entretanto, os seus benefícios são mais sentidos quando existe regularidade e eficácia na prática de exercícios. Um programa de aulas bem estruturado é capaz de despertar o interesse e manter alta a motivação do adolescente.

A fim de solucionar esse problema e promover bem-estar e qualidade de vida aos seus alunos, a escola pode incluir a natação no seu dia a dia. Promover exercícios, ensino dos nados, esportes aquáticos, que possuam a natação como requisito para prática, pode ser uma alternativa. Além do mais, prepará-los para estar em uma piscina, por segurança, é importante, uma vez que lagos, represas e praias são locais comuns de lazer em todas as regiões do Brasil.

Quer saber mais sobre os benefícios que a natação na escola pode proporcionar aos alunos do ensino médio?

 

 

Conheça a Metodologia

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *