A organização do ensino da natação nas escolas, academias e clubes necessitam de rotinas e processos bem definidos para a eficiência no aprendizado do aluno. Costumo dizer que temos uma “escola” dentro da água, uma escola que segue as mesmas rotinas dos processos de alfabetização e formação do indivíduo.

Para uma boa organização, devemos ter divisão de alunos por nível de aprendizado e faixa etária, objetivos definidos por nível, calendário com a periodização destes objetivos que irá auxiliar na montagem dos planos de aulas e finalmente os períodos de avaliações e acompanhamento dos alunos, que nos mostram a evolução do aprendizado e nos orientam quanto aos pontos a serem desenvolvidos.

Importantíssimas dentro de todo o processo, as avaliações passam a ser encaradas como o grande vilão no trabalho cotidiano dos professores, os principais argumentos utilizados por eles é a falta de tempo para realizar aquele trabalho, que, apesar de muito importante, é burocrático demais.  

Diretores, gestores e coordenadores ao criar opções para viabilizar o processo de avaliação, acabam por vezes aumentando o custo de folha ao incluir o pagamento de “hora atividade” as equipes e todo processo acaba não sendo executado.

Precisamos entender que avaliar e acompanhar o aluno está diretamente ligado ao processo de conquista e fidelização do aluno nas aulas e é um dos motivos de sucesso do seu negócio.

Abaixo, você confere três formas simples de viabilizar suas avaliações:

#1 Faça da avaliação um processo contínuo nas aulas: o professor deve corrigir e acompanhar o desenvolvimento do aluno na aula e não somente nos períodos definidos para avaliação;

#2 Defina os meses e monte um processo de avaliação e acompanhamento no próprio período de aula;

#3 Tenha ferramentas digitais de acompanhamento e avaliação, isto trará mais velocidade e fidedignidade a todo processo além de auxiliar nas análises de perfil de desenvolvimento dos alunos.

Se você é dono ou gestor de uma academia e precisa de novas estratégias para atrair, reter ou melhorar a experiência de aprendizado dos seus alunos, clique no botão abaixo para ter mais detalhes sobre a Metodologia Gustavo Borges ou entre em contato com a gente através do e-mail metodologiagb@metodologiagb.com.br.

Nossa equipe de consultores está de prontidão para ajudá-lo.

Conheça a Metodologia

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *