Você sabia que o treinamento cardiovascular é um dos inúmeros benefícios da natação?

Natação – alguns benefícios

Pouca gente sabe que a natação é um excelente exercício cardiovascular. Assim como a corrida, o ciclismo indoor ou as aulas coreografadas, a natação promove o ganho de condicionamento cardiovascular e um considerável gasto energético.

Como em qualquer modalidade esportiva, a técnica é necessária para que o praticante consiga melhorar seu rendimento nas aulas, mesmo que não haja nenhuma intenção de competir. Entretanto, um programa de natação vai muito além do ensino das técnicas de nado.

Natação não é um esporte solitário.

Ao contrário do que muita gente pensa, a piscina é um excelente local para a criação e o fortalecimento de círculos de amizade. Enquanto se nada, não se fala. Porém, os intervalos para descanso, o início e o fim das aulas são momentos de grande interação social. Aliás, não é raro grupos de amizade nascerem de uma aula de natação.

Meditação na água.

Durante uma aula de natação, você vai se concentrar apenas nos movimentos que realiza. Estará focado somente nesse momento e será impossível se lembrar dos problemas cotidianos. Digamos que funciona como uma meditação em movimento.

Quando se está na água, a microcirculação é ativada pela pressão que a água exerce sobre o corpo, promovendo uma sensação de relaxamento ao final do treino. Por esses motivos, nadar pode ser considerado uma atividade anti-estresse.

Natação emagrece?

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), para perder peso é necessário realizar no mínimo 250 minutos semanais de exercícios com intensidade moderada. Isso significa 5 dias por semana, 50 minutos por sessão.

Dessa forma, é interessante escolher mais de uma modalidade esportiva. E a natação pode, sem nenhuma dúvida, ser uma delas. Alternar diferentes modalidades ao longo da semana permite praticar exercícios todos os dias com um alto nível de motivação. O que vai determinar o resultado é a continuidade e o nível de motivação. Por isso, o mais importante é gostar da modalidade escolhida. Se você gosta de estar dentro da água, a natação é uma excelente escolha. Se nunca experimentou, está aí uma oportunidade.

Melhor condicionamento físico, maior disposição no dia-a-dia.

Em uma aula de natação, a intensidade pode variar de moderada a vigorosa e os exercícios são feitos de forma intervalada. Isto é, nadando uma determinada metragem e parando para recuperar.

Para quem tem um nível de condicionamento mais alto, é possível realizar uma aula no protocolo de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (o famoso HIIT). Para quem ainda está começando ou está parado há um tempo, o HIIT não é recomendado e nem necessário. Pois, para essas pessoas, o exercício moderado já oferece uma carga de trabalho suficiente para melhorar o nível de condicionamento físico.

E você? Depois de saber sobre alguns benefícios da natação, se convenceu a nadar? Então conheça alguns de nossos credenciados!

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