7 benefícios incríveis da natação infantil (3ª é surpreendente)

Conheça os benefícios da natação infantil


Os benefícios da natação infantil são inúmeros. Diversos estudos já destacaram que o esporte não traz apenas a vantagem de aprender a nadar, mas também contribui para o processo evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando no desenvolvimento da  psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.

Neste artigo, você entenderá melhor quais são as vantagens da natação infantil, destacando os efeitos que ela pode trazer para a qualidade de vida da criança e até na prevenção de acidentes. Confira! 

Leia mais também em: Natação no inverno: por que você não deve parar de nadar justo agora

Qual é a idade ideal para começar a nadar? 

Antes de mostrar quais são as vantagens da natação infantil, vamos explicar qual é o momento mais adequado para iniciar neste esporte. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as atividades da natação devem ser aplicadas conforme a faixa etária de cada aluno. O mais indicado é que as crianças iniciem o contato com a água a partir do sexto mês de vida. 

  • Primeira fase (06 meses aos 02 anos): período de adaptação da criança com a água. A medida que o bebê avança nos exercícios, é possível aumentar a intensidade, com exercícios de respirar embaixo d’água;
  • Segunda fase (03 aos 04 anos): o instrutor de natação ensina o pequeno a ir de um ponto para o outro. Nessa fase, o aluno começa a nadar, no entanto, o processo é feito somente em “linha reta”; 
  • Terceira fase (05 aos 06 anos): as crianças aprendem diversos tipos de nado. Nesse período, o professor também mostra as movimentações do braço e a respiração lateral;
  • Quarta fase (07 aos 12 anos): a criança aprende vários tipos de nado, entre os quais: costas e borboletas. 

Quais são os benefícios da natação infantil? 

A natação é um dos esportes mais completos para as crianças, trazendo diversas vantagens para os pequenos. 

Veja abaixo quais são os principais benefícios da natação infantil. 

1. Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação é um esporte que exige movimentos coordenados dos braços, pernas, cabeça e tronco. Ela contribui para a evolução do equilíbrio, da agilidade e coordenação motora.   

Para que a criança execute as atividades de maneira correta e conquiste os benefícios da natação infantil, ela precisa ter uma boa percepção de espaço e tempo, o que será possível adquirir com a prática. 

2. Previne e combate a obesidade

O esporte também ajuda na prevenção e no combate da obesidade. Ele trabalha diversas partes do corpo e não gera grandes impactos nas articulações como em outras atividades. Além disso, a natação agrada muito os pequenos por ser uma atividade física lúdica e divertida. 

3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

Ao praticar a natação, a criança aprende técnicas que ajudam a controlar a respiração. Esses exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória dos pequenos. 

Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que houve um crescimento de 30% nas interações de crianças de até cinco anos em virtude da síndrome respiratória aguda grave em comparação com a mesma época do ano passado. 

O infectologista Renato Kfouri, presidente do setor de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica os motivos pelos quais o número cresceu nos últimos meses. 

“O afastamento, o uso de máscara, a não frequência a escolas, fez com que houvesse um represamento da circulação desses vírus. E aquelas crianças nascidas de 2019 para cá – nunca expostas a vírus, a contato com baixas taxas de contaminação -, agora, com o retorno às atividades, com a volta às aulas, estão se infectando com muita frequência. Poucas vezes nós vimos um outono com tantas doenças respiratórias como desta vez”, destaca em entrevista ao G1, portal de notícias da Globo. 

Os dados mostram o quanto a natação é esporte para crianças, inclusive, para evitar doenças que atrapalham a qualidade de vida dos pequenos. 

4. Estimula o tônus muscular

A possibilidade de estimular o tônus muscular não pode ficar de fora da nossa lista de benefícios da natação infantil. Esse esporte tem o poder de trabalhar todos os músculos do corpo. Ele auxilia no desenvolvimento muscular, melhora a postura da criança, ajuda no ganho de resistência e tonifica os músculos, principalmente os braços e as costas. 

5. Previne acidentes

Outro benefício importante da natação para as crianças é a prevenção de acidentes. Nas aulas, o pequeno aprende como se comportar nos ambientes aquáticos. E, em casos de possíveis acidentes, ele consegue boiar, controlar a respiração ou chegar até uma parte mais rasa. 

Porém, vale ressaltar que, mesmo sabendo nadar, não é recomendado deixar as crianças sem a supervisão de um adulto em ambientes aquáticos. 

Leia mais também em:

6. Sono mais tranquilo

As crianças precisam ter uma boa qualidade de sono para se desenvolverem da melhor forma. Como a infância é o período que mais se aprende, o cérebro necessita de um tempo maior de descanso. 

Dessa forma, a natação é uma ótima alternativa para que a criança durma com qualidade, uma vez que é uma atividade complexa e exige bastante energia dos pequenos. 

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com outras instituições do Brasil, identificaram que os pequenos e adolescentes ficaram mais estressados durante o isolamento social provocado pelo novo coronavírus.  

Diante desse cenário, a natação é um esporte que não pode ser ignorado pelos pais, uma vez que ela ajuda a ter uma rotina mais leve, com menos estresse e com mais qualidade de sono. 

7. Ajuda na socialização

O exercício da natação, geralmente, é feito em grupo, o que facilita a socialização das crianças. Nas aulas, elas conhecem outros alunos e criam novas amizades. 

A socialização faz com que o pequeno aprenda regras de convivência como respeitar o próximo, dividir, saber esperar a sua vez e lidar com possíveis frustrações. 

Os benefícios da natação infantil só podem ser conquistados quando você tem preocupação com a qualidade e o processo de ensino da instituição. Veja no próximo tópico como aperfeiçoar os resultados do seu filho. 

Como melhorar os resultados da natação? 

Agora que você já conhece quais são os benefícios da natação infantil, provavelmente, está se perguntando: como otimizar os resultados do meu filho neste esporte? 

Bem, o processo pode ser ainda mais tranquilo quando a criança tem contato com metodologias de natação, como a do Gustavo Borges. Isso porque, ela trabalha com um conceito que traz toda diferença no processo de aprendizado do seu filho.

Águas da transformação é um conceito que celebra a ideia de educar por meio da natação. Ela está presente no material pedagógico desde 2017 e permeia todo o trabalho, desde a borda da piscina ao ambiente digital da plataforma. 

A piscina como sala de aula proporciona aos alunos, desde os primeiros meses de idade, uma experiência diferente com a natação, o esporte e as suas infinitas possibilidades. 

Por meio da organização de níveis e dos materiais pedagógicos (flâmulas, passaporte e patches), é possível explorar o desenvolvimento do comportamento e os valores virtuosos dos alunos, aliados ao processo de ensino da natação. 

Assim, é possível contribuir com o desenvolvimento infantil sistêmico a partir das aulas de natação e potencializar a motivação das crianças por meio do sentimento de conquista. 

Veja no vídeo abaixo a importância da metodologia de ensino para a aprendizagem da natação. 

Para garantir os benefícios da natação infantil que foram mencionados neste artigo e trabalhar com a metodologia campeã do Gustavo Borges, procure por a unidade credenciada mais próxima de você. O contato com o esporte nunca mais será o mesmo. 

 



PATROCINADOR OFICIAL