ESTER MENDES

O que é o autismo?

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno global do desenvolvimento, notado predominantemente pela dificuldade de relacionar-se socialmente e de comunicar-se. Pode ocorrer em diferentes graus e ainda, ser classificado em três tipos: autismo clássico, autismo de alto desempenho e transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação. Pessoas com autismo muitas vezes se fecham em um mundo particular e podem apresentar um padrão restrito e repetitivo de comportamento. São resistentes a mudanças na rotina, evitam o contato físico e podem apresentar hipotonia (baixo tônus muscular) ou hipertonia (alto tônus muscular).

Os objetivos de um programa de natação para crianças com transtorno do espectro autista são:

– Estimulação motora, proporcionada pelo ambiente aquático e pelas habilidades variadas;

– Melhora da coordenação, o equilíbrio e a lateralidade;

– Aprimoramento do esquema corporal, da orientação espacial e corporal;

– Conquista da independência;

– Ganho de confiança na resolução de problemas, por meio da vivência em atividades novas;

– Melhora da qualidade de vida do aluno e da família.

 

E como a aula de natação poderia ser estruturada?

De acordo com a literatura especializada, algumas estratégias têm se mostrado eficientes no atendimento a crianças autistas:

Leia mais em:

http://ama.org.br/site/diagnostico.html

http://ama.org.br/site/escalas.html

 

Conheça a Metodologia

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *