Como alavancar a academia: 6 estratégias campeãs

Como alavancar a academia com 6 dicas


Estudos já provaram que o mercado fitness foi um dos mais afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Por isso, os empresários buscam formas de como alavancar a academia, especialmente, após o avanço da vacinação no país, que acabou com grande parte das restrições causadas pela doença. 

Com as pessoas voltando a sair de casa, esse é o melhor momento para implementar ideias, inovar e surpreender o cliente. Por isso, separamos orientações que podem ajudá-lo a ter mais tranquilidade nos próximos meses.

Veja agora mesmo como melhorar os resultados da sua academia. 

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Como alavancar a academia?

A partir de agora, listaremos dicas para que você aprenda como alavancar a academia, destacando os efeitos de cada uma para o seu negócio e como tirar a ideia do papel. Confira! 

1. Trabalhe com influenciadores fitness 

Influenciadores fitness são personalidades de mídia social, blogueiros, especialistas em saúde, marcas de estilo de vida, líderes do setor, celebridades ou até mesmo seus atuais membros da academia. 

Essas pessoas podem causar um enorme impacto nos esforços de marketing, direcionando tráfego e clientes para o seu site e a sua academia. Pense nos influenciadores como embaixadores do seu espaço.

Os influenciadores também são empreendedores e ganham com promoções. Eles podem destacar os planos do seu negócio, listar os suplementos nutricionais que são comercializados  e, claro, inspirar as pessoas a fazerem matrícula em sua academia. 

Uma dica interessante é descrever os objetivos para fazer parcerias com influenciadores que realmente entendem sobre a marca e os valores fundamentais. 

Você pode pesquisar por hashtags em redes sociais, como o Instagram, para encontrar influenciadores e marcas relevantes. Vale perguntar, inclusive, para os alunos da sua academia se eles conhecem alguém especial. 

2. Implemente as estratégias de SEO 

Você quer que clientes em potencial encontrem as suas instalações quando pesquisarem por academias no Google? Se respondeu positivamente a essa pergunta, invista em otimização de mecanismos de pesquisa, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization). 

O primeiro passo é pensar nas palavras-chave (os termos diretos que os usuários digitam nos mecanismos de pesquisa) mais importantes para a sua academia ou o seu negócio de fitness. 

Por exemplo: “natação infantil em São Paulo”, “academia de boxe em São Paulo” ou “aulas de dança online”. Quanto mais específico for, melhores serão os resultados. Use ferramentas como Ahrefs e SEMrush para encontrar frases e palavras-chave estratégicas para promover a sua academia. 

O próximo passo é adicionar a localização da academia na página inicial do seu site e na meta descrição (o trecho de texto que aparece sob seu site no Google). 

Você não quer apenas que qualquer pessoa veja seu site. O ideal é que clientes em potencial acessem o seu portal. Não é útil se a sua academia estiver em Belo Horizonte, mas a maior parte do tráfego do seu site vem de São Paulo.

Da mesma forma, quando clientes em potencial pesquisam “academias de ginástica perto de mim”, você deseja aparecer nos resultados de pesquisa locais. Então, inclua palavras-chave localizadas, conhecidas como citações locais em todo o conteúdo do site. 

  • Nome;
  • Número de telefone;
  • Endereço. 

Essa estratégia ajudará a sua empresa a aparecer com mais frequência no Google. Se a sua academia tiver mais de uma unidade, informe no site. 

Você também pode criar uma página no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite criar um perfil comercial online. Nela, é possível adicionar o site da sua empresa e ajudar a sua marca a aparecer tanto na Pesquisa Google quanto no Google Maps. 

Para fornecer informações completas, atualize o seu perfil comercial do Google de acordo com qualquer novidade que surgir em seu negócio, garantindo uma experiência mais rica para os clientes. 

Se a sua academia ainda não investe em SEO, as chances de ela perder um diferencial competitivo no mercado são grandes. Isso porque, de acordo com um Relatório de estado de marketing da HubSpot, em 2021, 69% dos profissionais de marketing investiram nessa estratégia.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante investir em conteúdo audiovisual para a sua academia. Um relatório da Wyzowl mostra que 87% dos profissionais de marketing de vídeo dizem que o vídeo aumentou o tráfego para o site deles. 

3. Adote o comarketing

Outra estratégia que ajuda os empresários que buscam por dicas sobre como alavancar a academia é o comarketing. 

Funciona assim: entre em contato com outras empresas locais (não concorrentes) que têm a mesma base de clientes da sua academia. Pense: o bar de suco orgânico na esquina ou o spa.

Em conjunto, vocês podem promover ações nas mídias sociais, em boletins informativos e em blogs com links para o conteúdo do outro site. É uma ótima oportunidade para alcançar outros clientes que não conheciam informações sobre os seus serviços. Todo mundo sai ganhando. 

Experimente, também, oferecer brindes para os alunos, como: dez aulas gratuitas, um suco grátis ou um tratamento de spa. Para ganhar o prêmio, os participantes devem seguir as três empresas nas redes sociais.

4. Compartilhe conteúdos educacionais 

Você também pode alavancar a sua academia com conteúdos educacionais.  Imagine que a sua academia tem 400 alunos e 250 seguem as suas redes sociais. Porém, somente 15 participam da aula de crossfit. 

Então, para atrair novos participantes, recomenda-se compartilhar conteúdos que possam incentivá-lo a fazer inscrições, garantindo mais lucro para o seu negócio. 

Veja abaixo algumas dicas interessantes.

  • Como iniciar no crossfit;
  • Benefícios do crossfit;
  • Mitos do crossfit;
  • Erros de iniciantes no crossfit. 

O mesmo tipo de estratégia pode ser aplicado em outros canais, como Instagram, Facebook e e-mail marketing. 

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5. Crie um programa de indicações 

Um programa de referência atrai novos clientes e recompensa os atuais. Para incentivar esse tipo de atitude, ofereça aulas gratuitas ou mercadorias para membros que trazem novos clientes para a academia. 

Você também pode oferecer passes para convidados, para que os frequentadores da academia possam convidar amigos ou familiares para participar de uma aula ou um treino gratuitamente. Seus clientes atuais são os melhores embaixadores da sua  marca.

6. Peça depoimentos de alunos 

As pessoas querem resultados, então, as avaliações dos clientes são uma maneira poderosa de conquistar novos clientes. Peça aos alunos atuais que deixem comentários com base na experiência deles. Ofereça um cupom ou uma sessão gratuita em troca de opiniões e fotos.

Como alavancar a academia com inovação?

Fuja do básico. Experimente inovar em sua academia com aulas de natação. Se você tem um espaço adequado para esse investimento, não hesite em aplicá-lo. Afinal, você pode oferecer aulas para diversos tipos de públicos, desde crianças até idosos, garantindo um ótimo lucro.

O resultado é ainda melhor quando você trabalha com metodologias de natação, como a Metodologia Gustavo Borges. Ela consegue unir em um único espaço educação e saúde por meio desse esporte. 

Águas da Transformação é um conceito que celebra a ideia de educar por meio da natação. Ela está presente no material pedagógico da MGB desde 2017 e permeia todo o serviço, desde a borda da piscina ao ambiente digital da plataforma. 

A piscina como sala de aula tem como objetivo proporcionar aos alunos, desde os primeiros meses de idade, uma experiência diferente com a natação, o esporte e suas infinitas possibilidades. 

Por meio da organização de níveis e dos materiais pedagógicos (flâmulas, passaporte e patches), é possível explorar o desenvolvimento do comportamento e os valores virtuosos dos alunos, aliados ao processo de ensino da natação. 

Assim, é possível contribuir com o desenvolvimento infantil sistêmico a partir das aulas de natação e potencializar a motivação das crianças por meio do sentimento de conquista.

Agora que você já sabe como alavancar a academia, conheça mais detalhes da Metodologia Gustavo Borges: o seu espaço fitness nunca mais será o mesmo.