Educação por meio da natação – principais aspectos

Considerado um dos exercícios mais completos, a natação movimenta grande parte dos músculos e articulações. Possui como principais benefícios: diminuição do estresse; controle do colesterol e pressão alta; liberação das tensões; aumento da resistência muscular e melhora na circulação sanguínea.

Já a educação por meio da natação proporciona aprendizagens diversas. Quando praticada na infância, a natação proporciona um desenvolvimento progressivo nas áreas: cognitiva, motora e social.

De acordo com inúmeros especialistas, a natação é praticada há milhares de anos, tanto pela necessidade da caça ou para fugir de predadores. Ao longo da evolução, novos conceitos surgiram para a utilização da natação. Algumas metodologias foram criadas e são utilizadas de acordo com a faixa etária e/ou objetivos desejados de cada praticante. Alguns deles são: recreativos, competitividade, aprendizagem motora e corporal, condicionamento físico e demonstração.

Com base nisso, a educação por meio da natação não se resume apenas a ensinar a criança e/ou indivíduo a nadar, mas sim ajuda no desenvolvimento de sua psicomotricidade e reforça o desenvolvimento do início de sua personalidade. Além disso, através da natação, é possível construir um cidadão educado, respeitoso e com bons valores morais. Desta forma, poderá ter uma vida muito mais tranquila e harmoniosa em sociedade.

Segundo estudiosos como Piaget (1975), o desenvolvimento da inteligência é definido e conceituado conforme a eficácia da interação da criança com o meio ambiente. Logo, a natação é uma das atividades mais recomendadas nessa fase, pois é uma ótima maneira de iniciar a aprendizagem organizada.

É possível afirmar que a educação por meio da natação possui papel importante na construção corporal, no processo de maturação e no desenvolvimento motor. Basicamente, essas transformações ocorrem por conta da necessidade de encontrar saídas e facilitar situações para uma melhor adaptação biológica ao novo meio ambiente.

Natação e o desenvolvimento infantil:

Sem dúvidas, a educação por meio da natação é uma ótima maneira que combina exercício de estimulo e adaptação em meio líquido. Assim, favorece o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e social da criança. Bem como, possui fundamental importância na formação da personalidade infantil e no desenvolvimento da inteligência. Além é claro, de aperfeiçoar habilidades motoras múltiplas, melhorar a capacidade física, a agilidade, a coordenação, o desenvolvimento escolar e o equilíbrio. Assim, através de exercícios e brincadeiras, a natação promove resultados satisfatórios na educação, lazer e saúde da criança.

Em síntese, o raio de ação da educação por meio da natação infantil envolve a ativação das células celebrais da criança, promove uma melhora no desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e atua como reforço do seu sistema cardiovascular.

De acordo com pesquisas, as crianças que tiveram uma educação por meio da natação em idade pré-escolar, se desenvolveram melhor e mais rapidamente se comparada com outras crianças que não tiveram a mesma educação. Observando ainda que para essas crianças, o processo de alfabetização foi algo mais simples, facilmente desenvolvido e bem sucedido. Todavia, para que o processo de desenvolvimento infantil seja melhor aproveitado em todos os seus benefícios, é necessário respeitar todas as fases do processo pedagógico. No próximo tópico, você poderá saber um pouco mais, bem como funciona cada uma dessas fases.

Fases do processo pedagógico da natação:

Em suma, a educação por meio da natação, deve ser iniciada pelo processo pedagógico da natação dividido em 3 fases. Esse processo é fundamental e pode inclusive influenciar tanto positivamente, como negativamente o desenvolvimento infantil na natação. Portanto, o desenvolvimento bem sucedido de cada fase é super importante.

Um fator importante no processo de aprendizagem é o contato físico e social do aluno com o professor. Essa relação quando bem estruturada, proporciona maior segurança para o aluno e melhora o processo de aprendizagem.

A primeira e talvez a mais importante, é a fase de adaptação ao meio líquido. Nessa fase, deve se iniciar a ambientação, onde a criança irá conhecer e explorar o espaço físico. O aluno deve ser orientado à experimentar e vivenciar a habilidade de estabilidade postural. Assim, com o domínio, futuramente o aluno poderá usufruir de movimentos corporais que o levarão a ter uma boa respiração dentro d’água.

Uma adaptação bem feita, será uma ótima forma de conquistar um bom desenvolvimento e tornará as fases seguintes muito mais desafiadoras e empolgantes. Por conseguinte, se segue a adaptação polissensorial, sendo realizada através dos ouvidos, olhos, boca e nariz com o bloqueio respiratório.

Já a fase seguinte, consiste na adaptação respiratória. Essa fase é onde a inspiração se dá fora d’água e a expiração dentro d’água. Esse procedimento poderá ser realizado de três formas: pelo nariz, pela boca ou pelos dois simultaneamente. Sendo assim, a imersão na água ocorre facilmente e o aluno pode então passar para a flutuação e sustentação.

Por fim, a última etapa é a propulsão de braços e pernas. Basicamente, quando todas as etapas estiverem bem assimiladas e executadas com sucesso, passa-se então para a aprendizagem dos quatro estilos de nados, sendo eles: crawl, peito, costas e borboleta.

Divisão em níveis de cada etapa infantil

Para um melhor aproveitamento da criança durante o processo de aprendizagem, a natação infantil se divide em algumas etapas. Em cada etapa é desenvolvida e estimulada uma habilidade, confira a seguir como é feita essa divisão:

  • Bebês de 6 meses a 3 anos: nesta faixa etária, o objetivo é estimular promover o desenvolvimento motor dentro da água, além da adaptação ao meio líquido e a socialização com pessoas fora do seu círculo familiar. Nesta fase, as aulas são monitoras pelos pais ou responsáveis, sendo inclusive um bom momento para aprimorar e estreitar os laços afetivos;
  • Dos 3 aos 5 anos: nesta faixa, a criança já possui maior estabilidade postural, logo se inicia as atividades de movimento de braços e pernas de crawl, saltos, nado sobrevivência, descida, subida e movimentos de imersão, flutuação dorsal e ventral. Aqui, a maioria das crianças ainda estão aprendendo a equilibrar o corpo na água, por isso, não é incomum observar movimentos desajeitados. Afinal, elas ainda estão se desenvolvendo no nado;
  • Dos 6 aos 7 anos: até aqui todas as habilidades já aprendidas são aprimoradas e outros nados inseridos, como o nado borboleta, de peito e costas. Nesta fase também, inicia-se o mergulho;
  • Acima dos 7 anos: a partir deste ponto, a criança já está familiarizada com o nado e já conhece os quatro estilos completos. Assim, ela estará pronta para iniciar a preparação e dar início ao treinamento aeróbico e de velocidade.

Vale ressaltar que, independentemente da idade e fase que a criança inicia, as aulas são montadas de acordo com a necessidade e limitações de cada aluno. Logo, os benefícios da educação através da natação podem ser aproveitados em qualquer idade.

Como funciona a aprendizagem pelo método lúdico

Ao falar sobre educação por meio da natação, não podemos deixar de falar sobre o processo de aprendizagem lúdico. É ele que irá gerar manifestações positivas que estimularão a criatividade, a espontaneidade, a afetividade e o prazer. Essa abordagem, não deve ser inserida apenas como forma de atingir um determinado objetivo. Mas, como elemento básico de motivação para os alunos.

Basicamente, o elemento lúdico nas aulas proporciona um ambiente leve, com treinos criativos e espontâneos, o que faz com que as crianças aprendam brincando. Em suma, o lúdico quando bem implementado, estabelece um vínculo entre professor e aluno. Logo, constrói laços afetivos de confiança, segurança e conforto nas atividades aquáticas.

Educação através da natação: principais benefícios no desenvolvimento infantil

Como visto anteriormente, a educação por meio da natação contribui para o desenvolvimento motor, psíquico e social. Além de trabalhar todos os mecanismos fisiológicos, como a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular. Além do mais, a natação é considerada como um dos melhores esportes. Pois, além dos seus inúmeros benefícios, não possui limites de idades para praticá-la.

São diversos os benefícios que a natação pode fornecer, podendo inclusive serem aproveitados até mesmo por bebês. A seguir, confira os principais benefícios da educação por meio da natação para o desenvolvimento infantil:

  • Aspectos físicos: fortalece a musculatura do corpo todo, trabalha a flexibilidade das articulações, aumenta a resistência muscular, melhora a postura e auxilia na recuperação de lesões musculares;
  • Aspectos orgânicos: melhora a resistência cardiopulmonar, reduzindo o risco de episódios cardiovasculares; aumenta a circulação sanguínea; estimula o apetite e proporciona um sono mais tranquilo;
  • Aspectos psicossociais: desenvolve a estabilidade emocional, alivia o estresse, aumenta a autoestima e melhora a socialização;
  • Aspectos terapêuticos: auxilia no controle da pressão alta; colesterol; regula os níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento de doenças respiratórias (como bronquite e rinite), melhorando assim, o sistema respiratório.

Além disso, a prática da natação contribui para o desenvolvimento da disciplina, uma vez que estabelece uma rotina. Outro benefício indiscutível da educação por meio da natação é o desenvolvimento satisfatório da coordenação motora. Isso porquê, a natação é caracterizada principalmente por conter movimentos simétricos.

Concluindo

Segundo diversos historiadores, pesquisadores e especialistas, a prática da natação se torna imprescindível como modalidade para o desenvolvimento infantil. E ainda ressaltam que, quanto mais cedo for iniciada, melhor será para a criança e seus benefícios poderão ser melhores aproveitados. Desta forma, o objetivo principal da educação por meio da natação não é simplesmente converter as crianças em exímios nadadores. Mas sim, ajudá-las a se desenvolverem e construírem experiências que através das suas vivências proporcionarão uma educação integral quando crescerem. Tornando-se assim, adultos respeitosos, íntegros, inteligentes e educados.

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