Atualmente, o uso excessivo de recursos digitais tornou-se uma das maiores barreiras para a interação social real. O Esporte, cada vez mais, se torna uma importante ferramenta para a Educação do indivíduo.

Se por um lado os Games vêm sendo utilizados para estimular o desenvolvimento cognitivo, por outro, acabam substituindo as brincadeiras em grupo. Ao preferirem brincar sozinhas e, na maior parte do tempo, interagirem com outras pessoas de forma virtual, as crianças não desenvolvem (ou desenvolvem mal) características que tornam o convívio social mais harmonioso.

E que características são essas? Entender e respeitar diferenças, ser solidário, demonstrar afeto, agir em cooperação, ser companheiro e por incrível que pareça, olhar o outro. Com os olhos no seu próprio aparelho eletrônico (inclusive as crianças), as pessoas não se olham!

E se na vida virtual tudo o que queremos acontece com alguns cliques, como num passe de mágica, na vida real nada é assim.

Para alcançar um objetivo, é preciso traçar metas, escolher estratégias, ser determinado e perseverante.

E isso se aprende na infância. Do contrário, o que esperar de um jovem adulto que acredita que pode resolver tudo com alguns cliques e que, ainda por cima, não sabe se relacionar com outras pessoas?

Educação Esporte

Aluno GB Barigui (Nível Bebe III)

Nesse sentido, o esporte é uma excelente ferramenta de educação para os valores humanos.

O ensino de um esporte, seja ele individual ou coletivo, requer o entendimento das características do desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

A partir desse entendimento, as atividades elaboradas para crianças até 6 anos estimulam a imaginação e são elaboradas com um forte componente lúdico; a partir dos 7 anos já é possível trabalhar compreensão de regras, estabelecimento de metas, trabalho em equipe, iniciativa e perseverança, entre outros valores que ultrapassam o espaço de prática esportiva. São um aprendizado para a vida.

 

 

Conheça a Metodologia

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *