Estudos científicos sobre natação do time pedagógico da MGB: aquilo que sabemos e apresentamos por aí

Estudos científicos sobre natação Ana Maria Pinheiro

Estudos científicos sobre natação ajudam demais a entender pontos importantes no desenvolvimento desse esporte. Por se tratar de uma modalidade muito técnica, ela continua sendo estudada constantemente.

Dessa maneira, a equipe pedagógica da Metodologia Gustavo Borges não para. Estudos científicos sobre natação têm sido escritos e apresentados em congressos pelo Brasil e no exterior. E, neste blog post, vamos compartilhá-los.

Assim, informações importantes, baseadas em estudos detalhados, ficam à disposição de todos. E a Metodologia Gustavo Borges pode contribuir e fortalecer ainda mais o lema que tanto persegue e defende: educar por meio da natação.

Veja a seguir, então, alguns estudos científicos sobre natação escritos, submetidos a análises e defendidos pelos profissionais do time pedagógico da Metodologia Gustavo Borges.

 

Estudos científicos sobre natação

 

A seguir, a lista de alguns estudos científicos sobre natação da equipe pedagógica da MGB com tema, autor, objetivo e link.

 

TEMA: Natação Infantil no Brasil: Olhar sobre a magnitude da adesão em diferentes fases do nadar

AUTORES: Almir Marchetti, Ana Maria Gaino Pinheiro, Fabrício Madureira, Marcio Zocatelli e William Urizzi de Lima

OBJETIVO: mapear a magnitude do envolvimento de crianças com a natação nas diferentes fases da habilidade do nadar

LINK: https://drive.google.com/file/d/1GIHAQpOcahvg6W0YkbJjLgo-bsfM28a-/view?usp=sharing 

 

TEMA: Professor de natação e sua influência no envolvimento dos alunos com a prática da modalidade

AUTORES: Almir Marchetti, Ana Maria Gaino Pinheiro, Fabrício Madureira e William Urizzi de Lima

OBJETIVO: analisar o volume e a frequência de treino em nadadores másteres amadores experenciados com profissionais distintos.

LINK: https://drive.google.com/file/d/1QpzHdKyemR1bz0FSA0HolNaz6F4dKVzc/view?usp=sharing

 

TEMA: Potencialização do reconhecimento profissional através de recursos tecnológicos com feedbacks visuais que identificam a evolução das habilidades natatórias das crianças

AUTORES: Almir Marchetti, Ana Maria Gaino Pinheiro, Fabrício Madureira, Marcio Zocatelli e William Urizzi de Lima 

OBJETIVO: criar um modelo de avaliação que permita ao professor, ao aprendiz e aos seus tutores acompanhar o processo evolutivo das habilidades natatórias ao longo do programa

LINK: https://drive.google.com/file/d/159Z42DBF9OcYalbM6s6h1uYgQUJtFu5F/view?usp=sharing

 

TEMA: A natação e o desenvolvimento de valores morais através de atividades lúdicas

AUTORES: Adriano Oliveira Gomes, Almir Constanzo Marchetti, Ana Maria Gaino Pinheiro, Cesar Eduardo Jerusevicius, Ester Francisca Mendes, Márcio Ricardo Équi, Ricardo Alexandre Maia de Lima, Rodrigo Daniel Bardi Alves, Simone Gomes de Sousa, Thiago Munhoz Flose e William Urizzi de Lima

OBJETIVO: avaliar o que as crianças entendem sobre valores e identificar, em crianças de 4 anos a 8 anos, as fases ou níveis de desenvolvimento da noção de dever moral por meio de valores virtuosos

LINK: https://drive.google.com/file/d/13mtBY1ymhjWUPvwdGdsHxb3_toNKFLRp/view?usp=sharing

 

TEMA: Idade cronológica de acordo com o nível de aprendizagem e natação

AUTORES: Gustavo Borges, Vagner Raso e William Urizzi de Lima

OBJETIVO: determinar a idade cronológica de acordo com o nível de aprendizagem em natação

LINK: https://drive.google.com/file/d/1Xs4TKX91_tsB6NajMfk-l1LMinS__ogu/view?usp=sharing

 

TEMA: The impact of the “pool+safe” program at the Gustavo Borges Methodology to develop water safe behavior. Anais in World Conference on drowning prevention

AUTORA: Ana Maria Gaino Pinheiro 

OBJETIVO: mostrar a eficiência do ensino da natação e das habilidades aquáticas de salvamento para evitar afogamentos 

LINK (o estudo da professora Ana Maria Gaino Pinheiro está publicado na página 137 do documento): https://drive.google.com/file/d/1MwIuuc6TE6OS6SG338h2gEW9JYoNRiYP/view?usp=sharing 

 

TEMA: Competência aquática: Uma proposição de progressão para a aquisição de habilidades para a autossuficiência na água

AUTORES: Almir Marchetti, Ana Maria Gaino Pinheiro, Fabrício Madureira e William Urizzi de Lima 

OBJETIVO: propor um modelo de progressão de habilidades para a autossuficiência em meio aquático. Analisar a magnitude de clareza e pertinência técnica

LINK: https://drive.google.com/file/d/18WGUe6SZTuzdxA6eUNw-hA2fTlBZzTOm/view?usp=sharing

 

TEMA: Análise das interações entre os desempenhos do nado completo e seus componentes braços e pernas isoladamente  

AUTORES: Fabrício Madureira, Áurea Mineiro, Caio Ribeiro, Cláudio Scorcine, Edson Torres e Erick Jerônimo

OBJETIVO: analisar a magnitude de interação entre os componentes dos nados peito, costas e borboleta, com base em um modelo de expertises. Identificar em adultos e crianças quais características de interações se diferenciam do modelo habilidoso dos nados

LINK: https://drive.google.com/file/d/1TWj68gOZ_AyeP7rsZUIhP0cvDJpnWbY_/view?usp=sharing

 

TEMA: Proposição de um modelo de avaliação do desempenho do nadar: Foco nos componentes e sua interação com o nado

AUTORES: Fabrício Madureira, Áurea Mineiro, Bruna Freitas, Erick Jerônimo e Vinícius Martins

OBJETIVO: propor um modelo de avaliação entre o desempenho do nado e os componentes braços e pernas

LINK: https://drive.google.com/file/d/1yoelZJtaUfK5Nt7T3AILH_aA5pEs-cLW/view?usp=sharing

 

TEMA: Tabela normativa em teste de 12 minutos de natação

AUTORES: Fabrício Madureira, Gustavo Borges, Claudio Scorcine, Emilson Colantonio, Marina Leal, Mônica Morcélli e Thiago Flose

OBJETIVO: analisar a distância percorrida em teste de 12 minutos em praticantes de natação 

LINK: https://drive.google.com/file/d/1YGvBzzqjOrAed574fXAr7S2HKVYgESx8/view?usp=sharing

 

Estudos científicos sobre natação sempre estarão sendo renovados

 

Este blog post é o que se chama de “texto vivo”. Ou seja, ele continuará sendo atualizado sempre que estudos científicos sobre natação forem produzidos pela equipe da MGB.

Por isso, sempre que aparecerem novidades, nós vamos informando! Além disso, salve este link entre os seus favoritos e o revisite sempre que quiser.

 

Educar por meio da natação

 

A Metodologia Gustavo Borges realmente acredita ter um papel importante e ativo na formação de novos atletas no Brasil e onde quer que seja. Mas, na verdade, não é apenas isso.

Mais do que formar atletas ou esportistas, seja lá qual nível eles atingirão, a meta da MGB é formar cidadãos. Por isso, adotamos como lema EDUCAR POR MEIO DA NATAÇÃO.

A ÁGUA sempre vai ser nossa vida e nosso habitat natural. E, desde cedo, esse ambiente tem muito mais a ensinar do que apenas “a prática da natação”. É através de valores morais e de civilidade que nossos princípios pedagógicos são construídos.

Por isso, também, a formação dos profissionais que disseminam a Metodologia Gustavo Borges pelo mundo é outro pilar essencial nesse processo. Só com professores, técnicos, coordenadores e gestores com esses conceitos apurados é que o ciclo se fecha.

Sempre que quiser conhecer mais sobre a MGB e os nossos ideais, pode nos procurar.

 

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feito por F E R A