Saiba quem é Luiz Gustavo Borges e quais provas ele vai nadar no Mundial

Luiz Gustavo Borges, conhecido também por Gustavinho, apesar dos seus mais de 2 metros de altura, vai disputar o seu primeiro Mundial de Esportes Aquáticos, integrando a equipe da Seleção Brasileira em junho de 2022.
O atleta, filho do quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges, representará o país em Budapeste após alcançar o índice e terminar a prova de 50m livre em primeiro lugar no Troféu Brasil de Natação.
Para o mundo da natação, o Mundial é um torneio tão forte e importante quanto as Olimpíadas. Pode não ser tão famoso para o público em geral, mas é igualmente desejado e respeitado pelos atletas.
Quer saber mais sobre quem é Luiz Gustavo Borges, como ele começou a nadar e em quais provas vai competir? Continue a leitura!
Quem é Luiz Gustavo Borges?
Luiz Gustavo Borges é filho de dois nadadores olímpicos. O pai, Gustavo Borges, é considerado um dos principais atletas olímpicos do Brasil. A mãe, Barbara Franco, representou a Espanha em duas Olimpíadas.
Legado é o que não falta nessa trajetória. Mas, agora, o nadador de apenas 22 anos escreve a própria história na natação, sendo considerado uma das principais promessas para o novo ciclo olímpico.
O atleta fez faculdade e competiu as últimas quatro temporadas nos Estados Unidos, nadando pela Universidade de Michigan – a mesma na qual o pai também estudou. Após formado, decidiu seguir pelo programa da Universidade Virginia Tech, com Sergio López como treinador, onde ficou por alguns meses.
Então, decidiu voltar para o Brasil para representar o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Essa foi uma mudança importante, mas como o nadador ressaltou: “Foi feita com muito planejamento, muita coragem e muita motivação”.
E os bons resultados dessa decisão já chegaram. Mas falaremos um pouco mais sobre isso a seguir. Agora, conheça, em detalhes, a história de Luiz Gustavo e saiba como ele começou a nadar.
Como Luiz Gustavo Borges começou a nadar?
Neste podcast que participou com o pai, Luiz Gustavo conta mais sobre a sua trajetória na piscina. Diz que, desde a infância, a natação sempre esteve muito presente na vida familiar.
Começou a nadar ainda criança, seguindo a Metodologia Gustavo Borges, na academia do pai, até fazer parte da equipe do Esporte Clube Pinheiros. Nos 11 e 12 anos, começou a treinar mais para competições e a pressão própria para ser um nadador tão bom quanto o pai começou.
Ao mesmo tempo, a expectativa dos pais se mostrava um pouco diferente. Luiz Gustavo diz que os dois sempre o incentivaram a dar o melhor, independentemente de resultados ou vitórias. No fim das contas, isso é o que significa excelência.
E, neste ponto no podcast, Gustavo Borges faz um adendo: eles sempre incentivaram que os filhos praticassem alguma atividade física. Por isso, Luiz Gustavo faz natação desde a infância. Porém, a escolha por prosseguir no esporte e competir ficaria a cargo dele, na adolescência.
Como vimos, Gustavinho decidiu continuar nadando. Foi estudar Administração de Empresas na Universidade de Michigan (o pai fez Economia), e lá seguiu treinando e competindo. Até que, hoje, vai disputar o seu primeiro campeonato mundial adulto.
Quais provas Luiz Gustavo Borges nada?
No Troféu Brasil de Natação, principal evento da modalidade no país, são disputadas provas individuais e por equipe (no revezamento). Luiz Gustavo disputou quatro provas pelo Minas Tênis Clube: 50m, 100m, 200m e 4x100m livre.
Neste post, você pode acompanhar o relato do pai, Gustavo Borges, contando a satisfação de acompanhar o filho nadando, competindo e se superando.
Segundo o medalhista olímpico, a primeira emoção da competição veio na prova individual de 100m livre. Apesar de terminar na quinta colocação, ele estabeleceu um novo recorde pessoal: 48s84 (um tempo que o próprio Gustavo Borges não chegou a alcançar enquanto competia).
Depois, no revezamento 4x100m livre, Luiz Gustavo foi o primeiro dos quatro nadadores do Minas Tênis Clube a entrar na piscina. Junto com o restante da equipe, Fernando Scheffer (medalhista olímpico), Lucas Peixoto e Tiago Senna, ganhou ouro na prova.
Contudo, o principal objetivo na competição era alcançar o índice e estar entre os dois melhores de alguma prova para disputar o Mundial de Budapeste. Isso ainda não havia acontecido.
Mas o resultado veio na sua última prova individual, os 50m livre. Ele precisava fazer o índice, que era de 22s18 para garantir a vaga na Seleção Brasileira. E com 22s00 cravados, venceu a prova, se tornando campeão brasileiro absoluto individual, em piscina longa (50 metros), pela primeira vez.
Neste vídeo, você pode conferir um pouco mais da emoção da prova:
Quem é Luiz Gustavo Borges: o que vem por aí!
No Mundial, Luiz Gustavo Borges disputará a prova de 50m livre junto com Bruno Fratus, medalhista de bronze na Olimpíada de Tóquio. As eliminatórias da prova serão disputadas no dia 23 de junho (quinta-feira), a partir de 4h, horário de Brasília. Já a final acontece no dia 24 (sexta-feira).
Além dos dois, a Seleção Brasileira conta com outros 28 atletas que disputarão o campeonato, sendo no total 19 homens e 11 mulheres no Mundial, que ocorre de 17 de junho a 3 de julho.
Por fim, Gustavo Borges finaliza em seu relato:
“Eu me abasteci com mais um sentimento, que vai me mover por um bom tempo: motivação. Fiquei tão feliz, mas tão satisfeito ao ver a alegria do meu filho que aquilo me trouxe uma paz enorme. Eu não tinha noção de que a natação poderia voltar a me proporcionar um momento assim, equivalente ao que senti quando conquistei algumas das principais medalhas que fazem parte da minha história.”
A sensação de missão cumprida com certeza foi alcançada, tanto para o pai quanto para o filho. A história do então atleta, que começou com a natação infantil com a Metodologia Gustavo Borges, hoje será levada para o Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste. Prontos para torcer?
Se quiser conhecer um pouco mais sobre a relação da natação com a família Borges, confira esses conteúdos:
- [PODCAST] Lições de filho para pai – Bate-papo com Luiz Gustavo Borges | #EP08
- [LIVE] Aquela live de dar orgulho a qualquer pai
- [LIVE] Filho de peixe…
Quer saber mais sobre como funciona a Metodologia Gustavo Borges? Aperte o play e confira: