MGB PRÓ - São Paulo

O primeiro programa de Formação Continuada para professores da área aquática no Brasil!

LOCAL

ACADEMIA CEMI

R. Maestro Cardim, 1144 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01323-001

OBJETIVO E FORMATO

Formar professores através de programas direcionados para as atividades aquáticas, garantindo o crescimento profissional.

6 cursos presenciais de 10 horas
4 horas por curso de acompanhamento presencial das aulas na academia sede em horários programados. Relatório de aulas e avaliações

Datas

26 de maio - Natação Infantil - Profa. Ana Maria Pinheiro
23 de junho - Natação Terapêutica para pessoas com deficiência - Prof. André Trindade
21 de julho - Pedagogia da Natação e Natação para bebês - Profa Renata Rodrigues
18 de agosto - Hidroginástica - Profa Ester Mendes
20 de outubro -Natação adultos - Prof. William Urizzi
24 de novembro - Prevenção e Urgências - David Szpilman

Tenho interesse nas próximas datas

Saiba mais sobre os cursos do programa
de formação continuada:

Próximo encontro

Natação Infantil - 26/05

Natação dos 3 aos 6 anos:


Fases do desenvolvimento motor

Características das crianças

Estratégias de aula e ludicidade

Segurança aquática

Natação dos 7 aos 12 anos:


Fases do desenvolvimento motor

Características dos alunos

Estratégias de aula e ludicidade para cada faixa etária

Exercícios educativos direcionados

Segurança aquática

Profa. Ana Maria Pinheiro

Graduada em Educação Física - UNIFEC -1996;

Pós-graduada em Natação e atividades Aquáticas - UNIFMU – 2000;

Assessora de negócios MGB; Membro do Departamento Pedagógico MGB;

Membro do Conselho Consultivo SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

Encontro realizado

Natação Terapêutica para pessoas com deficiência - 23/06

Conceitos e Terminologias sobre as deficiências na atualidade;

Diagnósticos e Características da Síndrome de Down, Deficiência Física e Intelectual, Paralisia Cerebral, Deficiência

Visual e Transtorno do Espectro do Autismo;

Metodologias de trabalho e benefícios da Atividade Física para Pessoas com Deficiência;

Jogos Aquáticos e Adaptação de Materiais;

Apresentação e Discussão de Vídeos

Vivência corporal com os participantes;

Simulação das Deficiências;

Prof. André Trindade

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano

Mestre em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Psicomotricidade Infantil na Unicastelo

Pós graduação Internacional em Psicomotricidade. Infantil e Natação Terapêutica - CUBA

Encontro realizado

Pedagogia da Natação e Natação para bebês - 21/07

Pedagogia da natação e criatividade


Conceito de criatividade

Desenvolvimento infantil

Estratégias Pedagógicas

Educativos para os diferentes níveis de aprendizagem

Natação para bebês


Desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos 0 aos 02 anos e dos 02 aos 03 anos;

Implicações do desenvolvimento motor (o que devemos proporcionar à estes bebês);

Primeira Aula;

Mergulhos (tipos de mergulhos e giros);

Modelo de aulas lúdicas e músicas

Profa. Renata Rodrigues

Graduada em Educação Física, Pós-Graduada em Atividades Aquáticas e em Psicomotricidade e Membro fundador da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil.

Próximo encontro

Hidroginástica: planejamento de programas e aulas - 18/08

Ao final deste curso o professor será capaz de: a) elaborar programas de hidroginástica adequados ao seu público-alvo ; b) elaborar e conduzir aulas de hidroginástica eficazes e motivadoras.


Características da modalidade

Estrutura e estratégias de aula

Musicalidade

Meios e métodos de treinamento

Vivências práticas

Profa. Msa. Ester Mendes / CREF 2145/G-SP

Mestre em Controle Motor – EEFE/ USP, especialista em Psicopedagogia - Uni Sant’Anna;

Graduada em Educação Física – ESEF- Jundiaí. Fundadora da Espaço, Tempo & Movimento Treinamentos e Cursos.

Professora na Pós-Graduação em Educação Física da FMU, USCS e Universidade Estácio de Sá

Natação adultos - 20/10

Técnica dos quatro nados


Orientações para nadar com eficiência

Desenvolvimento de exercícios de habilidades aquáticos

Biomecânica dos 4 nados

Exercícios educativos direcionados

Orientações para montagens de aulas de condicionamento


Metabolismo Energético

Princípios do treinamento

Caracterização das séries de acordo com a intensidade

Montagem dos planos de aula

Identificação das zonas de treinamento

Prof. William Urizzi

Professor de Educação Física

Psicólogo Clínico - CRP - 6775 - SP

Professor da Disciplina de Atividades Aquáticas da graduação e pós-graduação da FMU - São Paulo - Desde 1990

Técnico da Seleção Brasileira Jogos Pan-Americanos - Havana - Cuba - 1991 e Winnipeg - Canadá - 1999

Prevenção e Urgências - 24/11

Introdução ao Salvamento Aquático


Estatística de afogamento no Brasil e no mundo

Sexo x idade x tipo de água

Definição + fases de afogamento + primário/secundário

Fisiopatologia do afogamento – Hipoxia

Perfil do afogado de piscina

Seqüência de um afogamento e socorro

BLS dentro da água

Transporte

Classificação do afogado

BLS fora da água + Oxigênio + 193 + ACLS + hospital

Dr. David Szpilman

Médico formado em 1982, residência médica de 1982 a 1985, especialista em clínica médica e terapia intensiva com foco em afogamento;

Fundador, Ex-Presidente e atual Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA;

Ex-Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto (12 anos no exercício);

Veja o depoimento de algumas pessoas presentes no curso do Rio de Janeiro

Veja algumas fotos do curso "Natação para bebês e criatividade" realizado no Rio de Janeiro

feito por F E R A