Elaboramos algumas respostas para as dúvidas que são muito recorrentes entre os pais das crianças que praticam natação. Descubra de uma vez por todas se as informações que você tem sobre natação infantil são realmente são verdadeiras ou se você não precisa se preocupar.

A natação infantil pode ser a primeira atividade física?

Verdade! A partir dos 6 meses de vida, a criança já pode começar a praticar natação infantil.

Aulas de natação infantil prejudicam os ouvidos das crianças?

Mito! Se a criança já possuir otite ou pré-disposição a ter dor de ouvido, a água, quando não tratada corretamente, pode contribuir. Fato. Mas a natação, por si só, não desencadeia quadros de infecção de ouvido.

A natação infantil contribui para a melhora do desempenho escolar?

Verdade! A prática beneficia: condicionamento físico, coordenação motora, noção de tempo/espaço e percepção. As crianças absorvem mais conteúdo porque o esporte traz segurança para as atividades propostas e a energia gasta na natação deixa a criança mais calma em sala de aula.

Nadar no frio deixa a criança doente?

Mito! As piscinas são climatizadas em temperaturas adequadas. Os mesmos cuidados de épocas frias devem ser tomados ao sair da piscina, como: secar os cabelos corretamente.

Praticar natação previne de afogamentos?

Verdade! Nas aulas de natação, além da prática, cuidados que devem ser tomados são ensinados à criança, como estar sempre supervisionado por um adulto.

Foto: @apacademiapinheiros Ap Academia, São Paulo – SP.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *