ALMIR MARCHETTI

Sua escola recebe solicitações dos pais para incluir atividades esportivas extracurriculares? Quadras, piscinas e ginásios voltados as atividades esportivas são utilizadas para atividades extra-curriculares, diminuindo a ociosidade dos locais?

Atualmente a otimização dos horários e deslocamentos das crianças para as atividades esportivas e extracurriculares, demanda dos pais tempo e logística para que possam cumprir todas as atividades.

Para amenizar esta situação e diminuir a quantidade de deslocamentos, os pais estão aderindo as diversas atividades dentro do local e contexto escolar. Crianças que estudam pela manhã, fazem as atividades extracurriculares no período da tarde e crianças que estudam a tarde fazem as atividades pela manhã.

A procura por estas atividades vem crescendo e as escolas passaram a oferecer atividades no contra turno das aulas.

Além de oferecer estas atividades como diferencial, a escola também tem a oportunidade de aproveitar melhor os espaços ociosos de sua estrutura, incluindo aulas em horários que a piscina não é utilizada.

A piscina quando bem aproveitada pode gerar resultados financeiros plenos para a escola, além de agregar valor no processo de educação. Educar através da natação proporcionando não só o aprendizado dos nados competitivos como também o desenvolvimento dos comportamentos e valores virtuosos nas crianças.

Segue algumas dicas de como desenvolver montar um quadro de horários para as aulas de natação:

– Tenha divisões de níveis norteados pela idade e habilidade aquáticas

– Determine de acordo com o nível, um número coerente de alunos por professor e também o espaço de deslocamento de acordo com as habilidades aquáticas dos alunos

– Identifique quais os melhores horários para cada faixa etária/nível

– Monte seu mapa de ocupação da piscina. A montagem é realizada através da organização dos níveis, professor, número de alunos, horário e espaço que a turma ocupará na piscina (foto como exemplo.

– Monitore semanalmente o Mapa de Ocupação e caso necessite de mudanças não hesite em fazê-las, elas podem determinar o sucesso de seu negócio.

Saiba mais sobre como a Metodologia Gustavo Borges pode potencializar a natação na sua escola

Almir Marchetti

Coordenador Pedagógico MGB

 

Conheça a Metodologia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *