A Natação para Bebês atua com crianças de 0 a 2 anos. É uma excelente oportunidade para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos bebês a partir dos 6 meses. Além disso, possui benefícios fisiológicos e ajuda a prevenir doenças.

Por que incentivar a Natação para Bebês?

Apesar de ensinar as crianças a nadarem, a natação não se limita a isso. Ao mesmo tempo que aproxima os bebês com a água, a natação atua como uma porta de entrada para a descoberta do corpo. Além de auxiliar a desenvolver o controle da postura e da respiração. Eventualmente, após os 2 anos, a criança se torna capaz de tomar iniciativas a partir das habilidades aquáticas já dominadas.

Analogamente ao desenvolvimento global da criança, também temos o desenvolvimento de uma qualidade de vida saudável. Pois o estímulo ao movimento corporal é importante na prevenção de inúmeras doenças. Assim como no combate à obesidade infantil, considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. É de suma importância que um estilo de vida ativo na infância seja incentivado a fim de se torar um hábito. Certamente uma criança ativa se tornará um adolescente e um adulto ativo.

Em todas as idades, se manter fisicamente ativo garante benefícios fisiológicos. Promove a melhora da circulação sanguínea e o aumento da eficiência cardíaca. Além de prevenir doenças associadas ao sedentarismo e à obesidade tais como: Diabetes tipo II, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outras.

O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria

Em julho de 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou o Manual de Orientação sobre Atividade Física na infância e adolescência, atrelado a uma recomendação geral:

“Ser fisicamente ativo todos os dias é importante para a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes. É fundamental que as atividades sejam prazerosas e adequadas ao estado individual de crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente.”

O documento apresenta diretrizes específicas por faixa etária: de 0 a 2 anos de idade, de 3 a 5 anos e de 6 a 19 anos.

 

Como atua a MGB na Natação Infantil?

A Metodologia Gustavo Borges trabalha com atividades lúdicas elaboradas cuidadosamente pela nossa equipe pedagógica. Do mesmo modo que respeita as características de cada fase do desenvolvimento infantil.

As aulas de natação são planejadas com o propósito de desenvolver o cognitivo, o motor e o social dos bebês. Ou seja, durante uma aula na piscina, os bebês são estimulados a realizar várias atividades. Tais como: relacionar o movimento corporal às músicas utilizadas, agarrar e soltar objetos e sentar-se e engatinhar sobre tapetes flutuantes. Além de se relacionar com os professores e com os outros bebês.

Na diretriz número 3, a SBP destaca que “bebês que conseguem se arrastar/engatinhar devem ser encorajados a serem tão ativos quanto possível em um ambiente seguro, supervisionado e estimulante.

Em suma, as aulas da Natação para Bebês da metodologia cumprem todos os requisitos da recomendação oficial. Visto que o ambiente é especialmente preparado de tal forma que ofereça segurança, com muito profissionalismo. E diversão. Por meio de decorações infantis e estimulantes, atividades historiadas, música e brinquedos coloridos.

De fato, existem motivos de sobra para incentivar a entrada dos bebês na natação. Portanto, por que não oferecer essa incrível experiência de vida aos seus alunos e aos seus bebês?

Se você é Gestor de Academia ou está pensando em matricular seu filho na Natação, procure um dos nossos credenciados mais próximo de você e conheça mais sobre a MGB e os benefícios dos nossos trabalhos.

 

 

Conheça a Metodologia
Nossa Rede de Licenciados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *