ESTER MENDES

Desde o nascimento até o envelhecimento, o organismo humano passa por diversas mudanças funcionais, que estão relacionadas à idade e também às experiências individuais. Essas mudanças seguem um padrão de aumento progressivo de complexidade até a idade adulta e regridem progressivamente durante o envelhecimento. Esse processo sofre forte influência das experiências vividas durante a infância e adolescência. Por isso é muito importante oferecer uma grande variedade de estímulos nas três dimensões do desenvolvimento: movimento, raciocínio e relações sociais.

Movimento:

Enquanto aprendem a nadar, as crianças são estimuladas a entender as respostas do seu corpo dentro da água, onde estão sob o efeito da força de flutuação, da resistência e da pressão da água. Além disso, os exercícios estimulam a coordenação motora, o controle do equilíbrio, aumentam a resistência cardiovascular e a força muscular, aspectos importantes para um crescimento saudável. Além disso, a consciência corporal se consolida durante a infância e adolescência. No adulto, essa consciência já deveria estar bem estruturada. Uma parte das dificuldades de movimento vistas em pessoas adultas pode estar relacionada à falta de vivência em esportes e atividades físicas, onde esses estímulos estão naturalmente presentes.

Raciocínio:

Piaget realizou um extenso estudo sobre o desenvolvimento da inteligência na criança e desenvolveu a Teoria Cognitiva, na qual postulou que o desenvolvimento do raciocínio ocorre em quatro estágios: sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operatório (2 a 7 anos); operatório-concreto (7 a 11 anos) e operatório-formal (a partir dos 12 anos). Respeitando as características do desenvolvimento do raciocínio da criança em cada período, as aulas de natação da Metodologia Gustavo Borges são estruturadas para oferecer os estímulos adequados para que a aprendizagem seja uma experiência inesquecível. Nas aulas para crianças de 2 a 7 anos, por exemplo, os professores utilizam histórias, personagens, aulas temáticas, criando atividades que propiciem o desenvolvimento da imaginação. Isso acontece dessa forma porque nesse período da vida, o raciocínio da criança é fundamentado na característica que Piaget chamou de representação simbólica. É muito comum, por exemplo, uma criança brincar com uma caneta que pode “se transformar” em uma varinha mágica, em um avião, um navio, etc.

 

Relações sociais:

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos. Esses são os Quatro Pilares da Educação propostos por Jacques Delors em documento da UNESCO e adotados em muitas escolas e organizações envolvidas com a educação pelo esporte. Utilizar os Quatro Pilares nas aulas de natação significa propor atividades que integrem as habilidades aquáticas ao bom convívio social. Por exemplo, trabalhar por meio de resolução de problemas, estimular o compartilhamento de materiais, tarefas e responsabilidades, estimular o cuidado com o ambiente (desde a piscina até a preservação da natureza), criar condições para a cultura do autoconhecimento e da autoestima.

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