OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO AQUÁTICO

COMO UM BOM PLANEJAMENTO INTERFERE NA EDUCAÇÃO POR MEIO DA NATAÇÃO – 4 PONTOS QUE PODE TE AJUDAR A PLANEJAR E APLICAR AULAS DE QUALIDADE.

Todo pai e toda mãe, quando procura uma escola para seu filho, procura um local em que se priorize o aprendizado e o desenvolvimento. Dentre as diferentes linhas pedagógicas, o processo deve ser respeitado, cumprido. Para que a escola cumpra seu processo em educar. Alguém imagina isso sem planejamento? [Leia sobre planejamento pedagógico]

Na educação física não pode ser diferente. [Artigo] E consequentemente no ensino da natação também devemos planejar o processo.

Parece óbvio, mas a maioria de quem procura a Metodologia Gustavo Borges para ajudar no seu negócio, se depara com com problemas nessa área.

É muito comum encontrarmos academias ou clubes que tem dificuldade na hora de planejar suas ações na piscina e fazer um acompanhamento pedagógico dos alunos.

Encontramos muita criatividade, muita boa vontade dos professores, muito conhecimento técnico, mas um ponto falho: FALTA DE CONSISTÊNCIA no ensino e principalmente no acompanhamento dos alunos durante o processo.

Algumas situações contribuem para esse cenário: falta de tempo pra planejar, dificuldade na hora do investimento, organização das aulas, treinamento dos profissionais e etc. Abordamos mais profundamente esses temas em alguns de nossos Blog Posts [Confira] 

Um bom planejamento é aquele que você consegue colocar em prática dentro de suas condições, que sua equipe consiga assimilar e principalmente se comprometer, e que você consiga mensurar com indicadores ao longo do processo e tangibilizar um senso de progresso.

Seguem aqui 4 pontos que consideramos importante, para serem levados em consideração:

1.   Seguir uma linha de raciocínio macro – Como você vai viabilizar o Aprendizado por meio da natação? Como você vai organizar suas crianças e como vai garantir que elas assimilem os conteúdos que você elegeu para que ela progrida. Qual fases vamos seguir? Esse alinhamento é fundamental com sua equipe técnica

2.   Depois dos pilares adotados e firmados com a equipe é hora de descer mais um degrau e Traçar as estratégias para garantir uma aula de qualidade. Como será a estrutura de cada aula? Essas estratégias ter que esta em linha com o plano.  Aulas mais lúdicas, mais técnicas… alinhadas aos objetivos macros.

3.   Já pensou em materiais auxiliares? Tenha materiais adequados para dar sequência no programa de aulas decidido.  Tem material suficiente? Plataformas adequadas? Área lúdica para lidar com crianças?  Essas são perguntas que você precisa responder.

4.   Capacite seus professores CONSTANTEMENTE.  Sabemos que quanto mais conhecimento mais qualidade teremos em nossas aulas.  Pode ser treinamento interno, cursos a distância, congressos que acontecem ao longo do ano e/ou ler livros específicos da área.

Segue aqui um exemplo de como organizamos nossos objetivos macros em micros, até chegar na borda da piscina.

Todo o trabalho começa com a divisão de todos os alunos em níveis pedagógicos de acordo com idade e habilidade.

Para cada nível a MGB, por exemplo,  produz e envia a seus clientes um calendário estruturado, aula a aula, com objetivos pedagógicos e sugestões de aplicações em aula. Cada nível tem um objetivo macro, e cada semana um objetivo pontual.

Estes pontos são fundamentais e um primeiro passo para um planejamento de qualidade.

Aliados a uma boa gestão e uma boa comunicação com os pais podemos evoluir muito nosso trabalho dentro de nossas unidades de negócio.

Com isso temos mais chances de garantir o desenvolvimento e evolução dos alunos, trabalhando a educação por meio da natação fazendo com que a ÁGUA TRANSFORME a vida de nossos jovens.

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *