Todo mundo que trabalha com venda recorrente enfrenta o desafio de reter clientes.

O que é retenção?

Para muitas pessoas, retenção é um indicador calculado no final do mês e avaliado por parâmetros definidos como ideais.
Depois de fazer a conta e comparar com o parâmetro, muitos se tranquilizam enquanto outros se desesperam e tentam melhorar esse indicador. Isso está correto. Mas não é o bastante quando tratamos de pessoas.

Reter clientes significa renovar a escolha de estar com você. Nossas escolhas passam por diversos campos: emocionais e racionais. Além disso, são renovadas todos os dias.

Cada experiência vivida pelo seu cliente, dia a dia, é fundamental para escolher permanecer na sua piscina.

Como agir para reter, de fato, seus clientes?

Toda a equipe deve estar atenta a jornada do cliente sobre o serviço prestado. Isto é, instalações, atendimento, aulas e etc. Em cada ponto de contato do cliente com sua marca e estabelecimento, há uma experiência. Afinal, onde há experiência, há sensações. Ademais, onde há sensação, há escolha de ir ou de ficar.

Não trataremos de pontos básicos, como: estrutura e atendimento cortês e atencioso. Ao contrário disso, levantaremos outros pontos que podem ser seu diferencial, não só diante da concorrência, mas um meio de gerar, no seu cliente, a vontade de estar em contato com você. Vamos lá.

Como são as suas aulas?

Um processo pedagógico estruturado pode fazer toda a diferença na hora de um pai escolher colocar seu filho na sua piscina ou nem pensar em tirá-lo dela.
Tendo isso em vista, o processo pedagógico como diferencial promove diversas sensações, como senso de progresso, e eleva seu serviço à categoria Educação. Além de organizar o tempo e as atividades dos professores, ponto de contato principal do seu serviço.

Outra vantagem de uma pedagogia estruturada é o estabelecimentos de parâmetros e os indicadores extraídos deles.

Como os indicadores ajudam?

Os indicadores permitem acompanhar, em tempo real, o que acontece na sua piscina. Assim como servem para otimizar sua ocupação de espaço, avaliar o rendimento de professores e entender onde estão seus gargalos.

Só para exemplificar, uma característica exclusiva quando se está com uma rede de estabelecimentos é a comparação de seus indicadores. Suas experiências podem ser trocadas e você está em constante evolução no que diz respeito ao serviço prestado. Essa roda gira a favor da retenção!

Comunicação

A pedagogia acima deve ser tema da sua comunicação. Com um cartaz na parede? Não! Com experiência. Os pilares pedagógicos são transformados em jogos, brincadeiras e materiais colecionáveis que movimentam as aulas e levam a natação para casa.

Outro ponto chave para uma retenção eficiente é a boa comunicação. Quais são seus canais? Onde o cliente busca informações sobre seu estabelecimento? Como é atendido? Com que rapidez? Que insights você tira dos feedbacks recebidos?

Diante disso, a mensagem principal aqui é: retenção é sinônimo de ATENÇÃO, SENSAÇÃO e DECISÃO (do cliente, em estar ou sair).

 

Conheça a Metodologia

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