Muitas escolas têm piscina e a utilizam somente durante alguns meses do ano, pois a natação entra somente como componente curricular da Educação Física.

Porém, um programa regular de natação na escola, funcionando como atividade complementar, pode oferecer muitas vantagens tanto para a escola quanto para os alunos.

Confira:

1. Oferecer natação na escola dá aos pais mais uma opção de atividade física sem precisar levar a criança de um lugar para outro. Isso gera um maior aproveitamento do tempo para pais e filhos, aumenta o tempo de convívio social da criança na escola e ainda desperta o interesse de outros pais pelo colégio, pois a natação passa a ser um diferencial.

2. Um programa regular de natação na escola aumenta as oportunidades de acesso ao esporte.

Muitas crianças gostariam de praticar natação e perdem essa oportunidade por falta de acesso a uma piscina, por impossibilidade dos pais de conciliarem horários nas agendas de trabalho, ou até mesmo por não existirem programas de natação bem estruturados na região onde moram.

Quando a própria escola oferece esse serviço, as oportunidades aumentam. Para a criança que sonha em ser atleta, ingressar no esporte mais cedo é uma grande vantagem. Como parte das atividades complementares de uma escola, a natação cumpre seu papel formativo.

No programa oferecido pela Metodologia Gustavo Borges, a criança passa por diferentes níveis, nos quais aprende as habilidades básicas de segurança aquática, os educativos dos nados e por último, o aperfeiçoamento dos nados competitivos, sendo preparada tanto para ingressar na natação  competitiva quanto para praticar outros esportes aquáticos com segurança, ou simplesmente manter a natação como exercício para manutenção da saúde na adolescência e idade adulta.

3. A natação contribui para a qualidade de vida e saúde das crianças.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças tenham, no mínimo, 300 minutos de atividade física por semana, com intensidade que varia entre moderada e vigorosa. Isso significa ter, ao menos, 40 minutos de exercício nos 7 dias da semana, ou 40 minutos em 5 dias.

Em 2016, a pesquisa “The Infant and Kids Study (IKS)” realizada com 1000 crianças da região metropolitana de São Paulo, mostrou que 75% das crianças entre 7 e 12 anos passam mais de 4 horas por dia em frente ao computador ou à televisão (o dobro do recomendado) e que 45% das crianças entre 10 e 12 anos são sedentárias.

Se a escola oferece oportunidades para a criança manter-se em movimento por mais tempo, ela cumpre com mais um objetivo da educação: ensinar conceitos e cuidados básicos de saúde.
Essas são apenas três das vantagens de oferecer um programa de natação na sua escola.

Para conhecer outras vantagens e ter orientações de como implantar ou aprimorar esse serviço, conheça a Metodologia Gustavo Borges.

 

Conheça a Metodologia

 

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