Ester Mendes

Pouca gente sabe que a natação é um excelente exercício cardiovascular e que, assim como a corrida, o ciclismo indoor ou as aulas coreografadas, promove o ganho de condicionamento cardiovascular e um considerável gasto energético. Um programa de natação vai muito além do ensino das técnicas de nado. Como em qualquer modalidade esportiva, a técnica é necessária para que o praticante consiga melhorar o rendimento nas aulas, mesmo que não tenha nenhuma intenção de competir.

Natação não é um esporte solitário.

Ao contrário do que muita gente pensa, a piscina é um excelente local para a criação e o fortalecimento de círculos de amizade. Enquanto se nada, não se fala. Porém, os intervalos para descanso, o início e o fim da aula são momentos de grande interação e não é raro existirem se formarem grupos de amigos a partir de uma aula de natação.

Meditação na água.

Durante uma aula de natação, você vai se concentrar apenas nos movimentos que realiza. Estará com foco somente nesse momento e será impossível lembrar-se dos problemas cotidianos. É como se fosse uma meditação em movimento.  Enquanto está na água, a microcirculação é ativada pela pressão que a água exerce sobre o corpo, promovendo uma sensação de relaxamento ao final do treino. Por esses motivos, nadar pode ser considerado uma atividade anti-estresse.

Natação emagrece?

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), para perder peso é necessário realizar no mínimo 250 minutos semanais de exercícios com intensidade moderada. Isso significa 5 dias por semana, 50 minutos por sessão. Dessa forma, é interessante escolher mais de uma modalidade e a natação pode, sem nenhuma dúvida, ser uma delas. Alternar diferentes modalidades ao longo da semana permite praticar exercícios todos os dias com um alto nível de motivação. O que vai determinar o resultado é a continuidade, e também o nível de motivação. Por isso, o mais importante é gostar da modalidade escolhida. Se você gosta de estar dentro da água, a natação é uma excelente escolha. Se nunca experimentou, está aí uma oportunidade.

Melhor condicionamento físico, maior disposição no dia-a-dia.

Em uma aula de natação, a intensidade pode variar de moderada a vigorosa e os exercícios são feitos de forma intervalada, isto é, nadando uma determinada metragem e parando para recuperar. Para quem tem um nível de condicionamento mais alto, é possível realizar uma aula no protocolo de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (o famoso HIIT). Para quem ainda está começando ou está parado há um tempo, o HIIT não é recomendado e nem é necessário pois, para essas pessoas, o exercício moderado já oferece uma carga de trabalho suficiente para melhorar o nível de condicionamento físico.

E você? Já encontrou ao menos um motivo para nadar?

 

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